Dr Quelson Coelho – Gastroenterologista e Hepatologista

O QUE É UMA ÚLCERA GÁSTRICA?

Úlceras gástricas (ou úlceras de estômago) são feridas dolorosas que podem ser encontradas no revestimento do estômago ou do duodeno. As úlceras ocorrem quando a camada grossa de muco que protege o estômago dos sucos digestivos é reduzida, permitindo assim que os ácidos digestivos atinjam a parede do estômago.

As úlceras de estômago são facilmente curadas, mas podem tornar-se graves sem tratamento adequado.

O QUE CAUSA A ÚLCERA GÁSTRICA?

As úlceras gástricas não são necessariamente causadas por um único fator. A diminuição do muco que protege o estômago é geralmente causada por um dos seguintes fatores:

• Infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori)

• Uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroidais, como aspirina ou diclofenaco

• Excesso de ácido (hiperacidez) no estômago, que pode estar relacionado à genética, estilo de vida (estresse, tabagismo) e certos alimentos

• Síndrome de Zollinger-Ellison, uma doença rara que faz o corpo produzir excesso de ácido do estômago

Certos fatores e comportamentos podem colocá-lo em maior risco de desenvolver úlceras de estômago:

• Fumar

• Uso freqüente de esteróides (como aqueles para o tratamento da asma)

• Hipercalcemia (excesso de produção de cálcio)

• História familiar de úlceras de estômago

• Ter mais de 50 anos

• Consumo excessivo de álcool

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ÚLCERA GÁSTRICA?

Uma série de sintomas estão associados às úlceras. A gravidade dos sintomas depende da gravidade da úlcera.

O sintoma mais comum é uma sensação de queimação ou dor na área entre o peito e o umbigo. Normalmente, a dor será mais intensa quando o estômago estiver vazio e pode durar alguns minutos ou várias horas.

Outros sintomas comuns incluem:

• Dor torácica

• Perda de peso

• Não querer comer por causa da dor

• Náuseas ou vômitos

• Inchaço

• Arroto ou refluxo ácido

• Azia (sensação de ardor no peito)

• A dor melhora quando você come, bebe água ou toma antiácidos

Fale com o seu médico se sentir sintomas de úlcera. Mesmo que o desconforto possa ser leve, as úlceras podem piorar se não forem tratadas.

COMO SÃO DIAGNOSTICADAS AS ÚLCERAS GÁSTRICAS?

O diagnóstico e o tratamento dependerão dos sintomas e da gravidade da úlcera. Para diagnosticar uma úlcera de estômago, o seu médico irá rever o seu histórico médico, juntamente com os seus sintomas e os medicamentos que você está tomando.

O seu médico ainda poderá solicitar a realização de uma Endoscopia (um tubo fino e iluminado que é inserido através da boca até o estômago) para avaliar a presença da úlcera e também para pesquisa da bactéria H pylori.

QUAL É O TRATAMENTO DE ÚLCERA GÁSTRICA?

O tratamento irá variar, dependendo da causa da sua úlcera. A maioria das úlceras pode ser tratada com medicamentos, mas em casos raros, uma cirurgia pode ser necessária.

É importante tratar rapidamente uma úlcera. Fale com o seu médico para discutir um plano de tratamento.

Os sintomas de uma úlcera podem diminuir rapidamente com o tratamento.

Mesmo que seus sintomas desapareçam, você deve continuar a tomar remédio prescrito pelo seu médico. Isto é especialmente importante quando há infecção com H. Pylori, para garantir que todas as bactérias sejam elimidadas. Os médicos também sugerem que você evite fumar, evite uso de bebida alcoólica  e de quaisquer medicamentos ou alimentos que possam desencadear os sintomas.

QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES DAS ÚLCERAS GÁSTRICAS?

Procure tratamento assim que você acreditar que você pode ter uma úlcera no estômago. Quanto mais tempo uma úlcera não for tratada, mais provável é que você desenvolva complicações. Você deve procurar tratamento médico urgente se você tiver qualquer um dos seguintes sintomas:

• Dor repentina e aguda que não para

• Fezes pretas ou com sangue

• Vômitos com sangue

• Vômito que se parece com grãos de café

Estes são sinais de que a úlcera pode estar sangrando, o que pode ser muito grave!

COMO POSSO EVITAR UMA ÚLCERA GÁSTRICA?

Para evitar a propagação de bactérias e reduzir o risco de infecção bacteriana, lave sempre as mãos com água e sabão.  Certifique-se de que todos os alimentos são devidamente limpos e cozidos cuidadosamente.

Para evitar úlceras causadas por anti-inflamatórios, pare de usar esses medicamentos (se possível) ou diminua o seu uso. Se necessitar tomá-los, certifique-se de seguir a dosagem recomendada e evitar o álcool enquanto toma estes medicamentos.

Certas mudanças de estilo de vida também podem ajudar a prevenir a formação de úlceras gástricas. Limitar o consumo de álcool, evitar os produtos do tabaco e diminuir o estresse podem contribuir para permanecer com o estômago saudável.

QUAL A DIETA PARA ÚLVERA GÁSTRICA?

No passado, pensava-se que a dieta podia causar úlceras gástricas. Sabemos agora que isto não é verdade. Nós sabemos também que quando os alimentos que você comer não causarão nem curarão uma úlcera do estômago, comer uma dieta saudável pode beneficiar seu trato intestinal e saúde total.

No general, é uma idéia boa comer uma dieta com muitas frutas, vegetais, e fibra.

Dito isto, é possível que alguns alimentos desempenham um papel na eliminação de H. pylori. Os alimentos que podem ajudar a combater o H. pylori ou aumentar as bactérias saudáveis do próprio corpo incluem:

• Brócolis, couve-flor, repolho e rabanetes
  • Verduras folhosas, como espinafres e couves
  • Alimentos ricos em probióticos, tais como chucrute, miso, kombuchá, iogurte (especialmente com lactobacillus e Sacharomyces)
  • Maçãs
  • Mirtilos, framboesas, morangos e amoras
  • Azeite de oliva

Além disso, uma vez que as pessoas com úlceras gástricas podem ter a doença do refluxo ácido que as acompanha, é uma boa ideia ficar longe dos alimentos picantes e azedos enquanto uma úlcera está cicatrizando.